PAREDES OU PONTES?

Hoje acordei a pensar sobre os relacionamentos. A vida de uma pessoa está envolvida de alguma forma, nos relacionamentos; alguns bons, outros nem tanto, outros indiferentes e assim vai.

Deus sabia que o que ajuda a enriquecer a alma de uma pessoa são os seus relacionamentos saudáveis.

Infelizmente, como disse Joseph  Newton, muitas pessoas têm construído paredes ao redor de si mesmas, ao invés de construírem pontes que as liguem às outras pessoas.

Oscar Thompson, escreveu: “A palavra mais importante na língua inglesa, depois dos nomes próprios, é relacionamento. Podemos dizer: “mas amor deveria ser a palavra mais importante”. Eu pergunto: “para onde irá o amor se não há relacionamento?” Relacionamento é o trilho. Amor é o que movimenta-se sobre os trilhos. O amor move-se através do relacionamento. Devemos reconhecer que o sucesso ou fracasso de qualquer organização – Igreja, escola ou família – depende, em grande medida, do relacionamento.”

Na maior oração sacerdotal de Jesus em prol dos Seus discípulos (daqueles e  dos futuros), Ele roga especialmente pela unidade nos seus relacionamentos saudáveis. Jesus disse que o mundo conheceria a Deus através dos relacionamentos de amor no meio do Seu Povo.

“E Eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e Eu vou para Ti. Pai santo, guarda em Teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. Eu neles, e Tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que Tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a Mim.” (Jo 17.11 e 23)

A base para termos bons relacionamentos com as pessoas é o nosso relacionamento com Deus. Muitas pessoas infelizmente, não sabem se relacionar de forma equilibrada e estável, porque no fundo, elas não estão nutrindo uma vida constante com Jesus. Este tipo de pessoas tende a culpar os outros pelos seus fracassos, insucessos, solidão e frustrações, quando na verdade, o que não está bem é a raiz. A raiz do seu coração está sem o suprimento das águas vivas!

Nunca teremos nada para dar, nunca teremos nada para ministrar sem buscarmos dia-a-dia na fonte que é Cristo!

Quando temos um bom relacionamento com Deus, seremos construtores de pontes e não de paredes. Uniremos círculos de pessoas e faremos do mundo um lugar melhor para se viver.

Li algo no livro de David Kornfield “O Líder que Brilha” muito interessante. Ele diz: “Há duas coisas que chamamos de grande: o Grande Mandamento e a Grande Comissão. Os relacionamentos são o coração de ambas. Seja o amor do Grande Mandamento ou o discipulado da grande Comissão, o que faz alguém ser grande ou excelente é a sua habilidade de desenvolver relacionamentos comprometidos e saudáveis”.

Você constrói pontes para se proteger das mágoas e dos ressentimentos? Você é daquelas pessoas que se colocam sempre na defensiva achando que todas as pessoas são iguais e que por ter sido ferido no passado, todos vão magoá-lo hoje também? As paredes que levanta à sua volta, são para manter as pessoas longe como uma forma de protecção pessoal?

Quando entramos num relacionamento, precisamos estar preparados para sermos acrescentados, mas também para sofrermos de vez em quando. Foi o próprio William Shakespeare, que tanto escreveu sobre relacionamentos quem disse que não importa quão boa seja uma pessoa, pois ela vai nos ferir de vez em quando e nós precisamos de ter a predisposição de perdoá-la sempre!

As pessoas não são perfeitas e não devemos esperar isto delas. Muitas vezes, as nossas dores virão de pessoas que estão mais próximas a nós. Nem sempre as atitudes das pessoas de fora, nos magoam, mas quase sempre o que aqueles que amamos e que estão mais perto, fazem, nos ferem. Precisamos do amor de Deus em nós para amarmos as pessoas assim como elas são e perdoá-las quando elas falharem connosco.

Lembre-se de que não foram os de fora, os maiores inimigos de Jesus. Os “de fora” estavam sempre ao redor de Jesus, mas quem lhe traiu, lhe condenou, foram os que conheciam a Lei de Deus, aqueles que estavam “dentro” e ali na cruz, Jesus orou por eles e disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc 23.34).

Amado, perdoe aqueles que lhe feriram. Na maioria das vezes em que eles fizeram isto, o fizeram porque não sabiam o que estavam a fazer. Não mediram as consequências dos seus actos, por isso, são carentes do seu perdão e do seu amor.

Algo que tenho aprendido com Deus é a estender a misericórdia, mais do que clamar e esperar por justiça. Tiago disse que “A misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tg 2.13), logo, eu preciso amar mais, construir mais pontes ao invés de me fechar em mim mesma.

Seus relacionamentos têm sido saudáveis? Seus amigos estão levando você para o centro da vontade de Deus? Eles o têm ajudado a activar a sua fé em Cristo? Você tem se tornado um cristão melhor desde que começou a se relacionar com estas pessoas?  Tome atenção nisto e seja um influenciador, seja como  ponte que liga as pessoas a Deus e não deixe que amizades do mundo o tirem dos caminhos do Senhor, pois “qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tg 4.4).

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Sl 1.1-3)

Ponte 25 de Abril, que liga Sintra (onde vivo) à Margem Sul do Rio Tejo. Aqui passo há 10 anos para ser "ponte" na vida de muitas pessoas!

Shalom!

Publicado por cindiangelo

Eu sou Cindi, chamada pela graça de Deus, segundo a Santa Vocação para ser Geração Eleita, Sacerdócio Real, Nação Santa e Povo Adquirido, para anunciar as virtudes daquele que me chamou das trevas para a Sua maravilhosa Luz" (I Pe 2.9). Sou Missionária e Pastora da Igreja Metodista Livre em Portugal, casada com Eduardo Angelo, também pastor. Juntos servimos ao Senhor no campo missionário.

5 opiniões sobre “PAREDES OU PONTES?

  1. Olá pastora! suas palavras tem me ajudado muito a meditar , (há quem afirme que a Internet é instrumento do diabo), mas na verdade também pode ser um instrumento poderoso de divulgação da palavra ,”e nisso eu creio”, que suas palavras possam tocar no coração de muita gente para haja transformação e que almas possam ser ganhas para o Sr.

  2. Olá querida Pastora!! Gostei mto do teu blog, as tuas palavras sao realmente uma bençao para nós!!
    Deus te abençoe
    bjks

  3. Olá minha querida Pa,
    tenho seguido de perto o seu blog e sem dúvida alguma que é algo bom de se ler, pois tem escrito sobre temas que fazem parte do nosso dia-a-dia, enquanto seres humanos, enquanto cristãos.
    Gostei especialmente do “Paredes ou Pontes”, pois ao longo da minha vida adulta tenho-me deparado com algumas situações por si descritas e é realmente importante perdoar, pois só assim conseguimos seguir com a nossa vida de forma plena.
    Espero que nos continue a brindar com as suas reflexões, opiniões, dissertações, enfim, com as suas palavras.
    Que Deus a abençoe grandemente! Beijinhos

  4. Eu já construí muitas paredes para me proteger, mas quero ser ponte na vida das pessoas que Jesus colocar diante de mim. Não quero me fechar para o mundo. Cindi, fui muito edificada através deste blog. Deus te abençoe. Quero muito ler seus livros também. Como faço?

  5. que tremendo! Eu gosto muito da música da Aline Barros: “Usa-me como farol que brilha a noite, como ponte so´re as águas como abrigo no desrto, como flecha que acerta o alvo…” Eu quero construir pontes, quero que Deus me use como ponte tb. Obrigada por esta meditaçºao pra. cindi. 🙂

Deixe um comentário