FRUTO OU FOGO!

Sim, ainda continuo minha meditação pelo Evangelho de João. Realmente, como podemos encontrar detalhes preciosos ao examinarmos detalhadamente as Escrituras! Examinar, meditar, estudar, vai muito além do que simplesmente ler ou passar os olhos pelos livros poéticos ou proféticos. O Salmista David entendeu isso. Ele disse: “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e Luz para os meus caminhos” (Sl 119.105)

Minha Bíblia foi levada para um restauro (é uma Bíblia bem antiga e foi levada para um profissional, que vai restaurar a capa e as suas páginas para mim) e estará lá por duas semanas, mas não consigo deixar de meditar na Palavra do Senhor, aliás, ficar sem a Palavra é como ficar sem o alimento diário.

Hoje quero compartilhar com você um pouco do que extraí de João 15. Este é um dos textos da Palavra que me enchem de grande temor, pois ele me alerta sobre a responsabilidade de ser um verdadeiro discípulo de Jesus.

João 15 é um capítulo que nos desafia a colocarmos a nossa fé em acção! Jesus disse: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam” (Jo 15.1-6)

Realmente, a  “coisa” é bem mais séria do que imaginamos! Jesus deixou claro: “Meu Pai é o agricultor…Todo ramo que, estando em mim não der fruto, Ele o corta”, ou seja, Deus está sempre a “supervisionar” a Sua vinha, cada vide e cada ramo. Ele cuida, com o propósito de ver Sua vinha produzir mais frutos, por isso, Ele poda os ramos que estão a produzir mais frutos para que produza mais frutos ainda. Mas, infelizmente, Ele precisa cortar e lançar no fogo aqueles ramos que não estão a frutificar, aqueles que insistem em desobedecer ao seu Senhor, se recusando a frutificar para Ele.

Na verdade, nenhum ramo frutifica por si mesmo, mas é a seiva que vem da raiz e do tronco que faz o ramo frutificar. Por isso, Jesus disse: “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (V.4-5).

Jesus disse: “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto, e assim vos tornareis meus discípulos” (João 15:8). Verdadeiros amigos de Jesus, são pessoas que não se contentam em viver uma vida de esterilidade. Querem agradar a Deus produzindo para Ele frutos que o glorifiquem. Jesus disse: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer” (V. 14-15)

Quando frutificamos, temos também nossas orações respondidas. Jesus disse: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (v.7) e  “Não fostes vós que me escolhestes a mim, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo o que em meu nome pedirdes ao Pai, ele vos conceda” (V. 16).

Se você está a passar por um período de poda e está a sentir muita dor, saiba que é porque o Pai viu em você fruto, e por isso, Ele quer que você possa produzir mais frutos ainda. Parabéns, você não foi lançado no fogo! Deus não desistiu de você! A estação da poda ainda está aí, mas você ainda vai viver a estação dos rebentos, das flores e dos frutos.

O Pai tem achado fruto fiel em sua vida, não desista, por mais dor que a “tesoura” do Agricultor possa causar em você. É para o seu crescimento, é para o avanço da obra e é para que o Senhor da Seara seja glorificado!

Se você, por frutificar, também tem sofrido escárnios, afrontas, solidão, saiba que ninguém atira pedra numa árvore que não tem frutos. Glorifique a Deus em cada luta, em casa abandono. Deus tem se alegrado com a sua vida.

E você, que conhece a Deus há tempos, mas não tem produzido frutos (vários são os tipos de frutos que o crente pode produzir para Deus). Você que tem sido um desocupado no Reino, ainda é tempo, ponha a sua mão no arado e deixe Deus produzir frutos através da sua vida.

Esta semana confesso que muitas notícias das quais tomei conhecimento, trouxeram ainda mais a convicção de que estamos no final dos tempos. Realmente o mundo está perdido! O joio e o trigo estão mesmo se misturando! Mas quero dizer para você que Deus não rasgou as páginas da Bíblia onde Ele mesmo deixou claro o que é pecado! Deus não mudou de ideias em relação àquilo que ofende o Seu coração. É Ele quem define o que é pecado!

Muitas pessoas estão brincando com coisas sérias. Estão maculando a santidade e profanando o Corpo de Cristo. Esses ouvirão naquele dia: “Apartai-vos de mim, malditos para o fogo eterno, porque Eu não vos conheço…”

Sabe, Jesus nunca se preocupou em agradar as pessoas. Ele nunca se preocupou em providenciar um lugar onde tivesse uma mensagem confortável para os Seus ouvintes. Ele nunca se preocupou em ser “politicamente correcto”, pois falava a verdade e a Sua mensagem ia contra a todo o posicionamento hedonista do Seu tempo. Jesus não comprometeu a mensagem para atrair as multidões! Não faça de forma diferente! Jesus é o nosso modelo!

Jesus disse: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa” (V. 18-20).

Shalom!

Publicado por cindiangelo

Eu sou Cindi, chamada pela graça de Deus, segundo a Santa Vocação para ser Geração Eleita, Sacerdócio Real, Nação Santa e Povo Adquirido, para anunciar as virtudes daquele que me chamou das trevas para a Sua maravilhosa Luz" (I Pe 2.9). Sou Missionária e Pastora da Igreja Metodista Livre em Portugal, casada com Eduardo Angelo, também pastor. Juntos servimos ao Senhor no campo missionário.

16 opiniões sobre “FRUTO OU FOGO!

  1. Verdade, há cada coisa acontecendo aqui pelo Brasil que tá deixando a gente de cabelo em pé. Está dando até medo o que está se passando em alguns lugares e igrejas. Há pastores separando-se das esposas e até pastoras se separando dos seus maridos para se unirem em relacionamentos homossexuais e abrindo igrejas juntos… Isto está virando Sodoma e Gomorra…
    Que os servos de Deus que ainda mantem a santidade e o temor à Palavra viva e eficaz e imutável de Deus, permaneçam firmes, pregando a palavra sem medo! Não devemos temer aos homens, mas a Deus.

  2. Falou tudo pastora, o mundo está mesmo perdido! Que Deus nos livre enquanto ainda é tempo…

  3. Sempre tive muitas duvidas nesse capitulo sobre os frutos, esse fogo que fala é morte eterna? Será que Deus vai lançar no inferno os que não frutificam? E a fé em Jesus?
    Tem muita coisa que ainda não entendo.

    1. Amada Regina, obrigada pelo seu comentário no blog. Espero de alguma forma poder abençoar a sua vida. Você é nova convertida? Tem tido algum tipo de discipulado e estudo da Palavra? Sua igreja tem Escola Bíblica? São alguns conselhos para você aprender mais sobre a Palavra de Deus. Mas você pode aprender dia a dia com o Espírito Santo, à medida que lê a Palavra e pede a Sua ajuda no ensino da mesma!
      Mas vou responder você com algumas perguntas. Faça você mesmo estas perguntas e tente respondê-las, ok?
      * Uma pessoa pode acreditar que é amada por alguém que nunca demonstra esse amor com palavras e atitudes?
      * Se Tiago diz que que a fé sem as obras é morta, é possível ser um cristão verdadeiro e ao mesmo tempo inativo e estéril? (Tg 2)
      * Alguém pode se declarar salvo vivendo uma vida egoísta, pensando apenas em si mesmo e neste presente século, sem nunca corresponder aos anseios do coração de Deus?
      * Podemos afirmar que amamos a Deus, mas ao mesmo tempo estarmos tão alheios àquilo que Ele ama?
      * Paulo diz que “fomos salvos para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10)
      Que Deus te abençoe mais e mais com o esclarecimento que você tanto almeja. Que você tenha sempre mais e mais sede pelas coisas do Senhor.
      Shalom!

  4. Sou assíduo no seu blog, sempre volto porque aqui não tem água com açúcar. Muito bom, pois não tememos a homens, mas a Deus. Continue firme, sem se calar e mostrando sempre a verdade de forma clara.
    Deus é contigo.

  5. É, Jesus deixou claro que os frutos injustos são provenientes de quem não faz parte do seu reino. Os filhos do reino são pessoas que levam o evangelho realmente com seriedade.
    O mundo está perdido, concordo com você pastora.
    Deus te abençoe para que você continue postando coisas maravilhosas para lermos.

  6. Pastora Cindi, boa resposta à Regina. Segundo o meu pastor o fogo é mesmo morte eterna, porque assim como a figueira estéril se recusou a produzir frutos para Jesus e foi amaldiçoada, quem se recura a frutificar e só está atrás de coisas materiais, prova que não é filho de Deus. Os filhos se parecem com os seus pais, logo os filhos de Deus se parecem com Jesus Cristo!
    Gostei muito do seu blog.

  7. É no Brasil, é na Europa, é aqui nos Estados Unidos… enfim, por todos os lados para onde nos viramos só vemos joio e trigo, mentira e verdade, luz e trevas… que Deus ajude ao seu povo a ter profetas que não tem compromisso com este sistema sujo e miserável para alertar o seu povo.
    MARANATA!

  8. As coisas estão ficando mesmo feias. Não tem para onde correr a não ser para Jesus, estando ligados nele e frutificando… O céu é o nosso destino.

  9. Estamos vivendo os últimos tempos e creio que chegou a hora de entendermos aonde estamos enraizados, muita gente nos critica dizendo: Por que este tipo de vida? O que você esta a ganhar com isso?
    Mas quando temos uma identidade em Cristo, sabemos que os FRUTOS são a nossa recompensa.
    Quem está em Jesus dá frutos e tem vida em abundância, aquele que está sem Jesus está destinado ao fogo, cortado e lançado.
    Que a cada dia possamos amar mais a Deus e frutificar mais deste amor.

  10. Realmente, a “coisa” é bem mais séria do que imaginamos! Jesus deixou claro: “Meu Pai é o agricultor…Todo ramo que, estando em mim não der fruto, Ele o corta”, ou seja, Deus está sempre a “supervisionar” a Sua vinha, cada vide e cada ramo. Ele cuida, com o propósito de ver Sua vinha produzir mais frutos, por isso, Ele poda os ramos que estão a produzir mais frutos para que produza mais frutos ainda. Mas, infelizmente, Ele precisa cortar e lançar no fogo aqueles ramos que não estão a frutificar, aqueles que insistem em desobedecer ao seu Senhor, se recusando a frutificar para Ele.
    ========================================================
    Pastora,
    Com toda humildade e respeito,
    Está bem escrito mas mão condiz com a Palavra. Airo (Grego) significar levantar do chão e não lançar fora, no inferno. O Contexto diz que o ramo está em Cristo, mas está abaixado em contato com o chão (sujeira mundana), assim Deus levanta o ramo para que não tenha mais contato com o mundo. E claro que se o ramo permanecer no chão (se recusar a ser levantado, erguido por Deus) fatalmente acabará morrendo e sendo lançado fora, contudo neste caso é outra parte da escritura que trata desse assunto, e não como argumentado pela Pastora.
    Abraços e Paz
    Cledson

    1. Olá Cledson, obrigada pelo seu comentário e por acessar o blog. Seja sempre bem-vindo.
      Quanto a este assunto, realmente é um tanto polêmico e por muito tempo pensei como você… Mas uma pessoa que se recusa a frutificar para Deus e que insiste em viver debaixo de desobediência está a provar que não ama a Deus e quem não ama a Deus não tem parte com Ele.
      O texto é bem claro quando diz que “Toda a vara em mim, que não dá fruto, A TIRA…” (Jo 15:2) e …”Se alguém NÃO ESTIVER EM MIM, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem” (Jo 15:6)…

    1. Olá, Marlene, obrigada pelo seu comentário. Se uma pessoa afirma amar a Jesus e seguir os seus passos, mas recusa-se a dar frutos (esses frutos são diversos, desde os frutos no caráter, no espírito, que são frutos invisíveis, como os frutos que são visíveis), como pode essa pessoa ser verdadeira na sua afirmação? Uma árvore é conhecida pelos frutos que ela dá; logo, se uma pessoa não produz frutos ou produz frutos maus, como pode ela ser uma pessoa verdadeiramente cristã? É algo que nos deve levar a pensar…

Deixe um comentário