JÁ RECEBI A MINHA BÊNÇÃO. PONTO!?

Já há muito que não tenho tido tempo de colocar o meu blog em dia; não que ele não seja importante, porque o é, de certeza, mas porque não tenho tido muito tempo para isso. Escrever tem mais a ver com inspiração do que com outros tipos de “sentimentos”. É bom quando estamos inspirados e com tempo para desenvolver pensamentos revelantes. Não vou escrever sobre algo “mirabolante” ou mega espiritual. Quero apenas partilhar o que Deus ministrou ao meu coração há dois dias, quando voltei a meditar no livro de Josué. 

Pouco antes do povo cruzar o Rio Jordão, depois de 40 anos no Deserto,  a fim de entrar em Canaã, a Terra Prometida a Abraão, o povo chegara com Moisés nas fronteiras entre a a Jordânia e Israel (Canaã). Ali Deus falara que Moisés poderia já começar a repartir as terras entre as tribos, o que o levou a abençoar 3 das 12 tribos de Israel: Rubem, Gade e Manassés. Talvez eles pudessem ter pensado que,  uma vez que eles já haviam recebido a sua herança, não precisariam de cruzar o Rio Jordão, nem enfrentar as batalhas em Jericó, Ai, Jerusalém e tantos outras “cidades-estados” com seus reinos impiedosos. Mas não foi assim que Deus mandou fazer.

Depois da morte de Moisés, Josué leva o povo a cruzar o Jordão para conquistar a toda a terra que lhes havia sido prometida pelo Senhor. O que disse Josué para estas 3 tribos? Preste atenção:

E falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés, dizendo:
Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, o servo do Senhor, dizendo: O Senhor vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra. Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; porém vós passareis armados na frente de vossos irmãos, todos os valentes e valorosos, e ajudá-los-eis. ATÉ QUE o Senhor dê descanso a vossos irmãos, como a vós, e ELES TAMBÉM possuam a terra que o Senhor vosso Deus lhes dá; ENTÃO TORNAREIS à terra da vossa herança, e possuireis a que vos deu Moisés, o servo do Senhor, deste lado do Jordão, para o nascente do sol
Josué 1:12-15

Deus, em Sua graça, lhes deu as primeiras terras que foram repartidas, mas em Sua justiça, lhes manda ir à frente do povo, juntamente com os seus outros irmãos, líderes das outras tribos, para que lutassem juntos, até que TODOS prevalecessem contra os seus inimigos e possuíssem também a sua parte na herança da terra.

Eles não ficaram indignados, mas responderam a Josué: “Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti…” (Js 1:16-17).

Este é um texto que talvez aqueles que só pregam a prosperidade não gostariam de pregar, pois ele tira, literalmente O EU do centro para colocar O NÓS.

o-SELFISH-facebookHá milhares de pessoas que pensam que a bênção que Deus lhes dá é somente para satisfazer as suas próprias vidas, quando na verdade, a bênção tem um propósito muito mais amplo. Deus nunca dá algo a uma só pessoa com a intenção dela usufruir disso sozinha. A sua bênção vem para ser coletiva e não individual. Tudo o que Ele nos dá é para ser um apoio, a fim de cumprirmos bem a nossa vocação e chamado. 

Muitos pedem uma bênção, não apenas em “boa medida, recalcada, sacudida, mas transbordante” para satisfazer os seus próprios ideais. 

Saiba que, o que Deus nos confia é para ser gerido com entendimento a fim de tocar vidas, cidades e nações. As 3 tribos poderiam ter ficado confiadas nas suas terras e se esquecerem que os seus irmãos ainda não haviam possuído a bênção deles, mas Deus cortou esse pensamento logo no início, dizendo que eles deveriam ajudar os outros também. 

Orar só por projetos pessoais, olhar somente para o seu “próprio umbigo” e pedir só por si mesmo, faz da gente pessoas egoístas e afastadas de Deus. Ele não tem prazer em abençoar as pessoas que não sabem repartir o que têm. Lembra o que disse Tiago? “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tg 4:3).

ajudando_uns_aos_outros

Saia da sua zona de conforto e decida fazer mais pelos outros. Tente sentir a dor do outro, coloque o coração na sua tristeza e na sua tribulação e tente fazer algo para ajudar. Tente espalhar mais do que aquilo que pode reter para si mesmo. Tenho certeza de que encontrará um novo prazer de viver! Como disse Martin Luther King Jr: “Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo“. O melhor investimento é aquele que a gente faz para melhorar a vida das pessoas que estão à nossa volta, tanto as que estão perto quanto as que estão longe.

Shalom!

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s