VOCÊ QUER APARECER?

homem-melanciaVocê quer aparecer? Pendure uma melancia no pescoço e coloque um abacaxi na cabeça e saia na rua, desse jeito vai aparecer de certeza“, já dizia a minha saudosa mãe, sempre que achava que estávamos a fazer coisas somente para mostrar para as pessoas e nos sentirmos melhores do que os outros por isso. Ou quando não dizia: “Cresce e aparece!” 🙂  Os confrontos com ensinamentos dela hoje fazem muito mais sentido do que antes.

Muitos de nós temos ou já tivemos pais que nos corrigiam com a simplicidade do que tinham e sabiam, e estou certa de que cada um de nós, que seguimos os seus conselhos, hoje somos pessoas melhores e mais equilibradas em nosso estilo de vida.

Há muitas pessoas que fazem de tudo para chamarem a atenção para aquilo que são e para aquilo que fazem. Pessoas assim quase sempre tentam ser o centro das atenções. Algumas até chegam a acreditar que o mundo gira em torno delas.  Fazem de tudo para serem bem aceitos pelas pessoas, sem pouparem esforços para isso. 

No fundo, o problema pode estar também concentrado na carência de afetividade e no sentimento de rejeição que podem estar camuflados atrás de uma aparência de piedade e de humildade. As pessoas maduras e equilibradas são mais discretas e ponderadas. Quanto mais as pessoas maduras crescem, menos querem aparecer. Querer estar no “pódio” a todo o custo pode ser fruto de imaturidade e de uma identidade deformada.

Servir por amor, sem querer aparecer e sem esperar retorno é o mais correto. Mas servir por servir, não serve; por isso, é preciso sondar as motivações e ser maduro para enfrentar a realidade que está do lado de dentro de cada um. O servir para Deus só serve se for sem interesse e desprovido de holofotes. 

Jesus disse que “... todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20:26-28).

Há sintomas que precisam de ser avaliados, para que amiluma pessoa cresça com equilíbrio e de forma correta. Crescer por causa do “fermento” não é saudável, mas crescer naturalmente, sendo fortalecido com os nutrientes certos, é o melhor, embora possa levar mais tempo.

Da mesma forma que o nosso físico precisa de crescer com equilíbrio, o nosso espírito e a nossa alma também precisam. Não podemos saltar partes do processo de crescimento para não corrermos o risco de morrermos em nossa fé e em nosso relacionamento com Deus e com as pessoas.

Veja alguns dos sintomas de uma pessoa que pode estar crescendo de forma deformada

* Tem dificuldades em concentrar-se em algo.
* É extremamente ansiosa e a mente nunca pára.
* Faz tudo esperando receber retorno.
* Tem dificuldades em perdoar as ofensas.

* Tudo aquilo que realiza tenta expor de forma desgovernada.
* Tem sempre problemas nos relacionamentos.
* Sente-se sempre vítima das circunstâncias.
* Culpa sempre os outros pelos seus infortúnios.

* Tem mania de perseguição.
* Fala tudo o que vem à sua boca, sem avaliar as consequências.
* É extremamente impulsiva e não pensa antes de agir.
* Está sempre tentando defender-se e auto afirmar-se. 
* Afasta-se das pessoas quando descobre suas falhas.
* Está sempre jogando indiretas em relação às falhas dos outros.

A transformação pode ser um processo doloroso, mas é o que precisa de acontecer dentro de cada um de nós se queremos crescer de forma saudável. 

Para crescermos de forma saudável, precisamos dos seguintes “ingredientes”:

* O Fruto do Espírito: Amor, Alegria, Paz, Paciência, Gentileza, Bondade, Fidelidade, Mansidão e Domínio-Próprio (Gl 5:20)
Humildade.

Dependência de Deus.
Relacionamentos saudáveis.
Congregar.
Discipulado.
* Praticarmos as disciplinas espirituais: Oração, Jejum, Devocional, Adoração, Leitura Bíblica diária, etc.
Sabedoria.

A lista realmente poderá chegar longe…
Que a graça do Senhor nos transforme a cada novo dia!

Shalom!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s