A FORÇA DO TESTEMUNHO

Segundo o dicionário da língua portuguesa, testemunhar significa confirmar, atestar, afirmar, manifestar, revelar, declarar ter viso, ouvido ou conhecido e dar provas ou aparências de algo que viu acontecer. 

gadareno2Gosto muito da história daquele homem de Gadara, que vivia atormentado por uma legião de demónios e que foi liberto por Jesus de uma forma maravilhosa.
Já imaginou uma pessoa viver cheia de demónios? Uma legião varia entre 2.000 a 6.000 soldados, o que nos dá a entender que a situação daquele homem era mesmo terrível. Mas Jesus atravessou o Mar da Galileia para ir até ele.

O facto de Jesus sempre deixar as multidões para ir até o que sofre me encanta. Jesus não se iludia com as multidões, com os holofotes da fama e com as coroas humanas; Ele se preocupava com o abandonado, com o desprezado, com o oprimido, com o injustiçado.

Enquanto havia tantos que “amavam” estar entre as multidões,  Jesus percorria quilómetros para tocar em vidas que viviam à margem da sociedade. 

E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo
Marcos 5:1-2

Marcos 5 descreve a forma como aquele homem vivia:

VIVIA NOS SEPULCROS
O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender
Marcos 5:3

NÃO TINHA VIDA SOCIAL E FAMILIAR
…nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros
Lucas 8:27

ANDAVA NU
E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido…
Lucas 8:27

NENHUMA CORRENTE OU CADEIA LHE PODIA PRENDER
Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas…
Marcos 5:4

NINGUÉM O CONSEGUIA ACALMAR
…e ninguém o podia amansar
Marcos 5:4c

GRITAVA DIA E NOITE NOS SEPULCROS E MONTES
E FERIA-SE COM PEDRAS

E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras
Marcos 5:5

Jesus imediatamente o liberta daquela escravidão, e quando os homens daquela região vieram ter com Jesus, o que eles viram? Viram um homem calmo, agora assentado, vestido e em perfeito juízo. Isso fez com que aqueles homens temessem.

E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram
Marcos 5:15

gadarenoO gadareno queria fazer o que muitos outros fizeram, ele queria ser também um seguidor de Jesus, como o eram os outros discípulos, que andavam pessoalmente com Jesus por todos os lugares que Ele ia, mas Jesus lhe deu uma outra missão.

E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe:
Vai para tua casa, para os teus,
e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez,
e como teve misericórdia de ti

Marcos 5:18-19

Jesus lhe manda de volta à sua família, à sua terra, para ser um testemunho vivo do poder transformador de Cristo. E sabe o que aconteceu?

E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam
Marcos 5:20

Meu querido leitor, ainda que você pense que não pode falar de Jesus, pois não conhece tudo sobre Ele, deixe que a sua vida seja um testemunho vivo do Seu poder e amor. Deixe as pessoas saberem das coisas maravilhosas que o Senhor tem operado no seu coração. Ele tem feito grandes coisas! Tem ajudado você a ter fé em momentos difíceis. Tem lhe dado a alegria de viver, mesmo passando por lutas. Tem enchido o seu coração de esperança e de amor. Tem alinhado muita coisa dentro e fora de você. Ele tem levado você a uma vida de descanso nEle, tem vestido você com vestes de louvor, tem lhe dado sabedoria.

Deixe que todos saibam quão bom é Deus na sua vida.

Shalom!

 

Anúncios

One thought on “A FORÇA DO TESTEMUNHO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s