ANA, UMA FÉ QUE GERA O IMPOSSÍVEL

 

Partilho convosco a meditação da 12ª Semana da Campanha “12 Semanas Rompendo em Fé”.

Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas;
e o jovem Samuel crescia diante do Senhor

1 Samuel 2:21

Ler o texto: 1 Sm 1

 ana02Ter um filho é o sonho de muitas mulheres. Não era diferente com Ana, uma mulher de oração, que clamava ao Senhor pela bênção de poder gerar um filho.

Ana foi uma mulher de fé que muito sofreu por não conseguir gerar um filho. Naquela época uma mulher que não dava à luz era tida como maldita, pois o seu ventre era seco e sem vida.

Mas Ana, a mulher que todos conheciam como estéril, foi agraciada por Deus com Samuel, o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Samuel foi usado por Deus para ungir reis e para não deixar perder a fé do povo de Israel.

Ana teve 5 filhos, tudo porque foi uma mulher que ousou crer na bondade do Senhor.

A vida de Ana nos ensina tanto! Veja o que aprendemos com ela:

1) Ana era assídua na casa de Deus

Há muitas pessoas que esperam por um milagre, mas não amam a casa de Deus. Elas não se esforçam por congregar, por adorar a Deus juntamente com seus irmãos em Cristo, por crescer na Palavra, por ser pastoreada, etc.

Ana, a despeito de toda dor que sofria, estava sempre no templo, servindo ao Senhor com todo o seu coração.

Pessoas de fé desenvolvem a sua salvação dia a dia, com frutos que comprovam a sua conversão a Jesus.

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia
Hebreus 10:25

2) Ana perseverava na oração

“… perseverando ela em orar perante o Senhor”
1 Samuel 1:12

A sua luta não a impedia de exercer a sua fé e de viver na dependência de Deus. Ana orava constantemente e na sua oração, ela não só pedia, mas ela adorava e louvava ao Senhor.

O nosso tempo de oração não pode ser apenas para pedirmos coisas ao Senhor. Devemos sempre seguir a oração modelo que Jesus nos ensinou, a oração do Pai Nosso.

Nela, Ele começa adorando: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6:9-10), e termina também em adoração: “porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém” (Mt 6:13).

E você, como é o seu tempo de oração? Exercemos a nossa fé não só para pedir, mas também para adorar e reconhecer que o nosso Deus reina! Que ele está assentado num trono de glória, majestade e soberania.

Como Deus honrou Ana! Ele também vai honrar a sua fé. Esteja seguro que, se a sua fé estiver no Senhor, ele lhe vai honrar da mesma forma como honrou Ana, dando-lhe não apenas um filho, mas cinco! 

Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu a minha petição, que eu lhe tinha feito
1 Samuel 1:27

3) Ana era uma mulher de palavra

Ela prometeu que, se Deus lhe desse um filho, ela o entregaria para ser consagrado no templo, e ali servisse ao Senhor todos os dias da sua vida.

Quando Samuel é desmamado, Ana cumpre a sua promessa. A sua palavra não foi apenas fruto das suas emoções ou do desespero, mas fruto de um coração comprometido com Deus.

Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre
1 Samuel 1:22

Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor
1 Samuel 1:28

Você é uma pessoa que cumpre os votos que faz ao Senhor? A fé nos leva a fazer votos, mas ela também nos leva a cumpri-los.

Oração: Oh, Deus todo-poderoso, eu exalto o teu santo nome. Sei que estás assentado num trono de glória e de majestade e que és um Deus soberano. Toma o controlo da minha vida. Ajuda-me a crer em ti mesmo quando tudo diga ao contrário. Dá-me um coração forte e inabalável como o de Ana. Eu quero ser uma pessoa de oração, que tem um coração dependente da tua presença. Assim como Ana entregou o seu filho Samuel em tuas mãos, entrego também toda a minha casa diante de ti. Amém!

Shalom!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s