JOSUÉ, UMA FÉ QUE DERRUBA MURALHAS

Partilho convosco a meditação da 9ª Semana da Campanha “12 Semanas Rompendo em Fé”

“Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias”
Hebreus 11:30

Ler o texto: Js 6:1-20

A fé vê o Invisível, acredita no que é inacreditável, e recebe o que é Impossível
(Martinho Lutero)

muralhasO livro de Josué, o sucessor de Moisés, possui 24 capítulos e em cada um deles, vemos a mão de Deus operando em favor do Seu povo, através da fé, da obediência, do esforço e de muito ânimo.

Dentre tantos factos interessantes registados no livro de Josué, um dos mais conhecidos foi a conquista da cidade de Jericó pelo povo de Deus.

Jericó era uma grande cidade cercada por muralhas e em cima dessas muralhas ficavam soldados a guardar a cidade fortificada. Mas Deus deu uma ordem de conquista ao povo de Israel, e para conquistá-la, eles não precisariam usar a força física, nem armamentos humanos, mas a fé, demonstrada pela obediência e pelo esforço.

Em Hebreus 11, também conhecido como o capítulo dos Heróis da Fé, no versículo 30, está registado que pela FÈ, caíram os muros de Jericó sendo rodeados durante sete dias.

Tremendas são as lições espirituais podemos tirar para nossa vida cotidiana:

1) A fé que derruba muralhas é uma fé que obedece a Palavra de Deus (Js 6:1-2)

Embora Deus, como nosso Pai, deseje nos abençoar em todas as áreas da nossa vida, precisamos entender que as bênçãos não são automáticas, elas precisam estar respaldadas pela Sua Palavra e vontade soberana.

Em Josué 1:8, Deus fala a Josué: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido”.

Você quer ser bem-sucedido em tudo o que fizer? Coloque a Palavra de Deus em primeiro lugar. Não saia fora dos conselhos recebidos pelos seus pastores e líderes, pois eles lhe ajudarão a conhecer melhor a vontade do Senhor para a sua vida.

2) A fé que derruba muralhas não é uma fé lógica, mas uma fé que crê no impossível (Js 6:3-8)

Humanamente falando, parece absurda a ordem que Deus deu a Josué. Ele Josué tinha um exército ao seu dispor, mas a ordem que Deus deu foi de não usar a força e as estratégias humanas. Eles também deveriam rodear a cidade em silêncio.

Acredito que essa tremenda estratégia de Deus foi para que o povo não murmurasse e nem questionasse as ordens de Josué, pois, comumente quando estamos cansados, a nossa tendência é nos entregarmos á murmuração.

3) A fé que derruba muralhas é uma fé consciente (Js 6:14-15)

A fé que o Espirito Santo quer gerar nos corações dos seguidores de Jesus é de facto uma Fé que não esmorece com o tempo. 

O tempo é um provador natural da nossa fé e perseverança.

Em Hebreus 11:1 diz que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem”.

Seis dias o povo rodeou a terra em silêncio, somente no sétimo dia eles gritaram e os sacerdotes tocaram as buzinas, levando os muros ao chão (Js 6:20).

Humanamente falando isso era impossível, pois barulho por si só não opera nada, mas todas as fortalezas foram ao chão por intervenção divina e através da obediência e da ação de homens obedientes.

Quais as muralhas que precisam de cair da sua vida hoje?

Essas muralhas para nós podem simbolizar obstáculos que parecem intransponíveis, mas, embora impossíveis para nós, para o nosso Deus são possíveis. Ele é o Deus que age nas nossas impossibilidades.

Creia que o Seu poder não mudou. O mesmo Deus que deu vitória a Josué e ao povo de Israel ao entrar na Terra Prometida é o mesmo Deus que você serve com um coração sincero. A vitória dEle já está reservada para si e para os seus.

Declare como Josué pela fé: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24:15).

 Oração: Oh, Deus soberano, Tu és Deus que me fez promessas. A tua Palavra está repleta de ricas e poderosas promessas para mim e para a minha casa. Neste momento eu te peço em o nome de Jesus, que me ajudes a tomar posse, pela fé, de todas elas. Ajuda-me a ser perseverante como Josué, para que eu possa experimentar a glória da tua presença na minha vida. Eu creio que todas as muralhas cairão. Amém!

Cidá Matos

Shalom

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s