ELIAS, UMA FÉ QUE OPERA NO SOBRENATURAL

 

Partilho convosco a meditação da 6ª Semana da Campanha “12 Semanas Rompendo em Fé”

“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto”
Tiago 5:17-18

Ler o texto: 1 Re 17 e 18

orandoconelcorazon3_tmbEstamos vivendo em um tempo que não tem sido tão diferente do tempo que o profeta Elias viveu! Por isso cada vez mais precisamos nos firmar na fé para andarmos na dimensão espiritual que Deus tem para nós.

Na época em que o profeta Elias viveu, a nação de Israel estava mergulhada no pecado, vivendo sob o domínio da terrível rainha Jezabel, que trouxe para a nação o culto a Baal e a outros deuses pagãos.

Deus chama Elias exatamente como agente de transformação. Ele foi um homem de fé. Ele creu que somente Deus poderia mudar a situação caótica em que se encontrava a nação de Israel.

A Bíblia não fala muito de Elias, apenas diz que era Tisbita, pois nasceu na cidade de Tisbe e não menciona nada sobre a sua família.

Tiago nos diz que Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, ou seja, era tão humano quanto qualquer um de nós. A diferença era que ele cria em Deus incondicionalmente. Elias era um homem que andava no sobrenatural de Deus

Há 3 características das pessoas que rompem na fé, vivendo o sobrenatural de Deus, baseadas em Elias:

  • Rompem na fé aqueles que têm intimidade com Deus

Elias era um homem que tinha intimidade com Deus! Em 1 Reis 17:1 Elias disse para o Rei Acabe: “Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra”. Somente alguém que nutre uma vida de intimidade com Deus tem o poder para declarar palavras como estas: “segundo a minha palavra”.

Intimidade é o resultado da fé e a fé é o resultado do conhecimento de Deus. Como não há como conhecer a Deus sem ser pela sua Palavra, logo, conhecer a Deus tem a ver com conhecê-lo através das Escrituras e de uma vida de oração e adoração.

“Em ti confiarão os que conhecem o teu nome;
porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam”
Sl 9:10

E você, tem confiado no Senhor e na sua Palavra em todas as circunstâncias?

Ter fé somente nos momentos bons é mais fácil. Deus espera de nós uma fé que prevalece nos momentos mais difíceis da nossa vida.

2) Rompem na fé aqueles que andam na dependência de Deus

Elias não andava segundo a sua própria vontade, mas segundo a vontade de Deus. 
Em 1 Reis 17:2, Deus lhe disse: “Retira-te daqui, vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite”. Logo em seguida, no verso 5 vemos: “Assim foi Elias e fez conforme a palavra do Senhor!

 E sabe o que aconteceu? Deus simplesmente alimentou Elias sobrenaturalmente com pão e carne através de corvos, e numa época de fome e seca em Israel.

Onde os corvos encontraram carne para trazer para o profeta? De onde saiam aquelas águas do ribeiro? A fé vai dizer que vieram do próprio Deus, e vieram, pois Ele é o provedor do seu povo.

Quando cremos em Deus, explicações não são necessárias, pois a fé descansa nas promessas de um Deus que prometeu estar conosco “todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28:20).

Depender de Deus é experimentar das suas maravilhas.

3) Rompem na fé aqueles que ousam crer e praticam a fé

Dentre de muitas caraterísticas que tinha Elias, uma que nos chama a atenção é que ele cria e praticava a sua fé. 
Em 1 Reis 17:8-9 vemos mais uma vez o Senhor direcionando a vida de Elias, quando o manda à casa de uma viúva pobre em Sidom, fora das fronteiras de Israel:

Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali;
eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente

1 Re 17:8-9

Chegando lá, Elias começa a agir na fé sobrenatural. A viúva era muito pobre e vivia com um único filho. A viúva só tinha um pouco de azeite e farinha, e mesmo assim Elias manda preparar um bolo para ele primeiro. 
Deus usa o profeta Elias e ele na fé sobrenatural diz para aquela viúva que nem a farinha e nem o azeite iriam acabar, e assim sucedeu; aquele alimento não faltou e deu para alimentar aquela viúva, o seu filho e o profeta Elias por muitos dias. 
Logo depois o filho único daquela viúva morre. E Elias ora a Deus e o seu filho é trazido de volta à vida.

Conclusão: Deus nos tem chamado para vivermos no sobrenatural. Ele deseja que experimentemos grandes milagres e conquistemos uma vida espiritual abundante.

Oração: Oh, Deus todo-poderoso, Tu és o Deus de Elias. Neste momento eu clamo a ti em o nome de Jesus, pedindo que me possas ajudar a viver uma vida no sobrenatural. Ajuda-me a crer e a praticar a minha fé com ousadia e coragem. Sei que não estou sozinho, pois tu estás comigo. A tua presença me foi prometida por Jesus e eu creio nesta maravilhosa promessa. Aumenta a minha fé para que eu creia que eu também vou romper em fé. Amém!

Pr. Eduardo Angelo

Shalom!

2 thoughts on “ELIAS, UMA FÉ QUE OPERA NO SOBRENATURAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s