MOISÉS, UMA FÉ QUE VÊ O INVISÍVEL

Partilho convosco a meditação da 3ª Semana da Campanha “12 Semanas Rompendo em Fé”

Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei;
porque ficou firme, como vendo o invisível

Hebreus 11:27

Ler o texto: Hb 11:23-29

tendoumespiritodefeMoisés nasceu em um tempo difícil para a sua geração. Assim como o rei Herodes mandou matar todos os meninos nascidos na época de Jesus, Faraó fez o mesmo no Egito, na altura do nascimento de Moisés.

Como Joquebede, a mãe de Moisés, foi uma mulher de fé e temente ao Senhor, ela e seu marido Anrão decidiram proteger a criança, colocando-o num cesto de vime nas águas do Rio Nilo. A filha de Faraó o encontra e o adota como filho.

Moisés cresceu no palácio de Faraó e era considerado um príncipe, um homem de autoridade, mas ao descobrir as suas raízes e o Deus do seu povo, tomou uma importante decisão: recusou ser chamado de filho da filha de Faraó, renunciando as riquezas e honras do Egito, a fim de lutar pela libertação do seu povo (Hb 11:24-25).

O que mais me chama a atenção na vida de Moisés é que ele não estava no princípio da Historia do povo de Deus, mas faz relatos importantes sobre ao escrever o livro de Gênesis.

 Assistindo a uma ministração do Ap. Luiz Herminio, quando ele disse que quando Moisés pede para ver a face de Deus, e Ele não o permite, mas deixa que ele veja suas costas, fiquei maravilhado ao constatar que Deus mostra para Moisés tudo que Ele já tinha feito a fim de que ele tivesse o “material” necessário para escrever o início do Pentateuco.

 A saída do Egito foi algo maravilhoso mas ao mesmo tempo muito trabalhoso para Moisés e os seus “discípulos”. Tirar quase 3 milhões de pessoas e tentar mudar a sua mentalidade de escravos, mostrando-lhes que Deus lhes levaria para uma terra onde manava leite e mel, só mesmo pela fé.

 Por isso a Palavra diz que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a certeza ou a prova das coisas que não se veem” (Hb 11:1).

 Um pai de família não sai do seu trabalho sabendo que tem aos seus cuidados uma esposa e filhos se não for debaixo de uma direção clara de Deus. Ele não toma decisões importantes se não tiver uma resposta certa do Senhor.

 “Do homem são os planos do coração,
mas a resposta certa vem da boca do Senhor”

(Pv 16:1).

Moisés tinha uma direção clara da parte de Deus para sair do Egito. Ele acreditava que Deus estava com ele e com o seu povo por toda a jornada pelo deserto, jornada que durou 40 anos.

Deus sempre deu prova da Sua presença, os alimentando, cuidando das suas vestes, protegendo-os com a coluna de nuvem de dia com a coluna de fogo de noite.

 Nas nossas vidas também é assim, quando colocamos nossa fé em Deus sabendo que Ele é suficientemente capaz de fazer todas as coisas, por isso podemos caminhar sem nos distrairmos, pois Deus cuida de nós nos mínimos detalhes.

 A vida de Moisés nos dá 3 lições sobre a fé:

 1) Ele recusou o que era aparente para viver o eterno
A nossa confiança tem que ir além do que os nossos olhos físicos podem ver. Tem que ir até ao que Deus tem preparado para nós no céu. A recompensa celeste deve nutrir os nossos corações diariamente.

 2) Ele creu que a presença de Deus era suficiente na caminhada
Moisés pediu a Deus que não o deixasse, pois a sua presença era o que lhe dava descanso. Nada é mais poderoso do que a fé de que Deus nunca nos abandona.

 3) Ele atravessou o Mar Vermelho na direção e no poder de Deus
Dar passos firmes tem a ver com seguir a direção onde a graça de Deus nos alcançará, e ela nos alcançará sempre que seguirmos a sua mão.

Deus disse para Paulo que “o seu poder se aperfeiçoa em nossa fraqueza” (2 Co 12:9), e Moisés experimentou esse poder.
A fé torna o invisível real. Creia que Deus está presente na sua vida e tudo vai acabar bem.

Oração: Senhor meu Deus, Tu és o meu libertador, aquele que me libertou da escravidão desse mundo mal. Neste momento eu clamo a ti em o nome de Jesus, pedindo que me possas ajudar a crer no que é invisível, mas real. Ajuda-me a crer que tu nunca me deixas ou me desamparas. Se o mar não se abrir diante de mim, ajuda-me a andar por sobre as águas. Amém!

Moisés Souza

Shalom!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s