CALEBE, UMA FÉ QUE RESISTE AO TEMPO

Estamos numa campanha chamada “12 Semanas Rompendo em Fé“, e vou tentar postar aqui, as meditações, para que seja também encorajado a crer e a praticar a sua fé, a fim de romper em fé a cada dia da sua vida.

E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar
Josué 14:11

 Ler o texto: Josué 14

 Sempre que estamos passando por momentos difíceis temos que buscar a revelação da Palavra de Deus para nossa vida. Isso é um reflexo do que é viver pela fé na Palavra de Deus.
É bom sempre nos lembrar do que disse Jeremias em Lamentações 3:21: “Quero trazer a memória aquilo que me traz esperança”.
Infelizmente, a nossa tendência é trazer à memória as coisas ruins.
A história desse homem chamado Calebe deve nos motivar, nos inspirando a continuar e a perseverar nas promessas que o Senhor tem para as nossas vidas.
E que essa história da vida de Calebe possa trazer motivação ao seu coração, à sua alma, a fim de que você continue firme nas promessas de Deus.
E quem foi Calebe? Ele foi um homem da Tribo de Judá que foi liberto da escravidão do Egito. Ele viu muita coisa acontecer, antes e depois da saída dos filhos de Israel do Egito.

Ele viu as 10 pragas que assolaram o Egito. Viu o livramento do Senhor ao abriu o Mar Vermelho. Ele viu a Glória de Deus.

Sabe o que me inspira em Calebe?

1) Ele creu contra todas as evidências e possuiu uma fé que resistiu ao tempo
Em Números 13, Calebe aparece agora como um dos príncipes de Israel. Nessa época ele foi escolhido para ser um dos 12 espias que foram espiar a terra de Israel no qual Deus havia prometido. Apenas ele e Josué creram na palavra do Senhor dizendo que eles possuiriam aquela terra. Os outros 10 espias não acreditaram, perecendo no deserto.

2) Ele conservou a fé e o vigor por 45 anos no deserto
Quando chegou o momento de Calebe tomar posse da sua herança, 45 anos depois, ele declara ter o mesmo vigor que tinha aos 40. Tudo isso foi pela fé. Ele não perdeu a visão do que Deus lhe havia prometido.

Deus sempre cumpre as suas promessas aos que têm um coração ensinável e temente. Ele disse de Calebe:“Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança” (Números 14:24).

3) Ele tinha motivações corretas e era fiel ao Senhor
O que eu entendendo aqui é que a maior parte daquilo que Deus tem para nós, depende da motivação do nosso coração. E era como se Calebe estivesse dizendo: “o meu coração sempre permaneceu íntegro, fiel, eu perseverei em seguir ao Senhor”.

Há muitas pessoas que começam bem a vida cristã, começam com um coração humilde, quebrantado e cheio do temor do Senhor. Mas com o passar do tempo, devido às circunstâncias adversas, a motivação do coração vai mudando. 
Muitos não se deixam ensinar e deixam o coração ficar mais duro mais insensível. 
Por causa do coração de Calebe, não só ele herdaria a terra, mas os seus descendentes seriam abençoados através da sua vida. 
A bênção de Deus na sua vida vai tocar os seus familiares e os seus descendentes, assim como aconteceu com Calebe. Você crê?
O texto é bem claro quando Deus disse que Calebe herdaria a promessa porque teve uma fé perseverante:

Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus” (Js 14:9).

maxresdefaultEssa é chave da vitória: ter um coração íntegro, obediente, perseverante e acima de tudo, fiel ao Senhor. 
Nós não vemos em todo o relato bíblico uma só murmuração de Calebe. Ele era grato por tudo o que tinha, especialmente pela liberdade que Deus lhe havia concedido. 
Seja fiel a Deus e você possuirá as promessas. Passe pelo teste do tempo honrando a Deus com uma vida de gratidão. A vitória é sua em nome de Jesus.

Oração: Oh, Deus todo-poderoso, Tu és aquele que me libertaste da escravidão do mundo. Eu sou livre por causa do sangue de Jesus. Neste momento eu clamo a ti em o nome de Jesus, pedindo que me possas ajudar a ter a fé de Calebe, a ter um coração como o seu, um coração que persevera em todas as provas. Eu creio que tu vais honrar a fé que deposito em ti. Amém!

Pr. Eduardo Angelo

Shalom!

Deixe uma Resposta

