DESFAÇA-SE DA SOBRECARGA

Enquanto estou mais uma vez nos preparativos para daqui a três dias partir em outra missão para Israel, a terra dos meus sonhos, a terra que “capturou” definitivamente o meu coração, me ponho a pensar que a maior de todas as viagens é aquela que fazemos em direção aos braços do nosso Deus! 

ssbNas viagens que faço costumo usar critérios sobre o que colocar na mala (como sou muito prática, levo apenas o que acho ser bem necessário). Minhas malas vão bem leves, pois evito os pesos desnecessários… As experiências com as viagens me tornaram mais prática ainda… :) 

Mas na “viagem” que faço para Ele todos os dias, me forço a colocar na mala tudo aquilo que me pesa, que me incomoda, que me entristece, que me causa revolva, angústia, frustração, medo, e deixo a “mala” aos pés dEle.

Normalmente levamos peso a mais, o que torna-se numa SSsobrecarga. Ninguém pode levar sobre si um peso além da sua capacidade. Isso vai gerar muito desconforto e desânimo na caminhada da vida. Por isso, Jesus disse: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt 11:28).

Deus não nos fez para andarmos sobrecarregados, mas para levarmos o Seu fardo, que é leve (Mt 11:30).

Mesmo estando rodeados de desafios e tribulações, podemos romper em fé e andar com o coração mais leve, se evitarmos a ansiedade e os cuidados com tudo o que envolve a nossa vida.  Em Deus temos este recurso maravilhoso, de estarmos “atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (2 Co 4:8-9), e isso é uma questão de atitude, de escolha, de decisão!

Como encher essa mala daquilo que nos pesa e nos custa a carregar sobre os ombros e deixar aos Seus pés? É fácil? Não, não é! Aliás, é muito difícil. Especialmente quando achamos que podemos carregar o mundo nas costas. Essa é uma mala muito difícil de ser feita, mas a intenção e a decisão de entregá-la ao Senhor, poderá mudar a nossa vida para sempre.

Bem, vou lhe dar alguns conselhos que tenho aprendido com Deus (E se você tiver outros conselhos também, por favor, escreva um comentário. Isso poderá nos edificar):

  1. Tenha o hábito de orar todos os dias no seu quarto fechado. Conte tudo para Ele. Fale das suas frustrações, dos seus medos, das suas decepções e peça socorro ao Senhor. Paulo disse que “aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13). Então, vá até Ele e chore bastante, descarregue todo o seu peso… Eu tenho a certeza de que Ele vai salvá-lo de todas as suas angústias e ministrar a Sua preciosa paz ao seu coração.
  2. Discipline-se a fim de que consiga dizer “NÃO” para algumas pessoas e situações. Isso vai lhe ajudar a evitar a sobrecarga. 
  3. Evite amizade com pessoas que só lhe sugam, que só lhe criticam, que não acrescentam nada de edificante em sua vida. Tenha comunhão com todos e esteja  pronto a ajudar a quem precisar, mas evite amizades íntimas com esse tipo de pessoas. Outro dia li uma frase interessante: “Quando você se afasta das pessoas complicadas até a sua saúde melhora“; e não é que é verdade?😉
  4. Não entre em relacionamentos que estejam desalinhados com a vontade soberana de Deus. Não entre num “jugo desigual”. Essa relação até poderá lhe satisfazer momentaneamente, mas o preço a ser pago no futuro poderá será bem alto. 
  5. Não coloque as suas expectativas nas pessoas. As pessoas falham, seguem outros destinos, mudam seus planos, fazem novas alianças. Por isso, ame a todos, invista em alguns, e não confie em demasia em todos. Se você for cauteloso no coração, evitará muita sobrecarga na sua vida e poderá até “respirar” melhor… 
  6. SOONão faça pelos outros aquilo que eles podem fazer por si mesmos, nem ainda pelos seus filhos. A sobrecarga vem quando queremos assumir o lugar de Deus na vida das pessoas.  Se fizermos tudo por elas, elas não aprenderão a andar sozinhas, a enfrentar os desafios com coragem, tornando-se adultos idóneos e maduros. 
  7. Leve as pessoas a dependerem do Espírito Santo, assim como você deve fazer. Ele é o nosso Maior Ajudador, o nosso Condutor, o nosso Mestre por excelência. 

Espero tê-lo ajudado a evitar a sobrecarga. Comece 2016 apenas carregando a sua cruz, que foi feita sob medida exclusivamente para você, de forma a ser capaz de carregá-la…

SCVLeve a carga, não a sobrecarga!


Shalom!

One thought on “DESFAÇA-SE DA SOBRECARGA

Deixe uma Resposta

