8 ALERTAS PARA NOVOS MINISTROS

Li este artigo no Blog da Ana Paula Valadão e creio que todo líder deveria ler, pois vai ser muito útil na sua caminhada ministerial.

image

1- CUIDADO AO FORMAR UMA EQUIPA 
“Estas seis coisas o Senhor odeia, e A SÉTIMA a sua alma ABOMINA:
olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS”
Provérbios 6:16-19

Ao formar uma equipe, cuidado com aqueles que sorrateiramente apresentam essas características. Lembre-se: uma laranja podre apodrece todo o saco de laranjas. Aqueles que insuflam você contra seu próximo, levando-o a romper com alianças de Deus em sua vida, podem ser inimigos disfarçados de amigos. Esses provocam divisão dentro da equipe e contaminam outros. Quem fala mal de outros para você certamente fala mal de você para outros. As figuras de autoridade são especialmente atacadas por esse tipo de pessoa. Tenha muito cuidado quando alguém falar mal de um líder para você. O correto é falar face a face apenas com a pessoa de quem se tem uma queixa e não sair espalhando a contenda.
Deus é luz e o inimigo é que age nas sombras. Olhar nos olhos, chorar junto, pedir perdão e continuar caminhando lado a lado cura o coração e garante saúde e longevidade ao time.
Pessoas são insubstituíveis, pois cada uma tem um lugar no seu coração. Mas o que elas fazem não é insubstituível. Busque em Deus sabedoria para tratar as pessoas na equipe, mas não tenha medo em liberar alguém do time caso não haja arrependimento. Essa, com certeza, é a maior dor do ministério.

2- CUIDADO COM AS AMIZADES
“Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram” Romanos 12:15

É muito bonita a amizade que passa pela prova da dor e da necessidade. Mas é mais fácil para o ser humano chorar com os que choram do que se alegrar com os que se alegram.
Amigos que estavam com você antes de seu sucesso poderão se voltar contra você ao vê-lo crescer. Prepare-se para se decepcionar e acredite: a inveja mata relacionamentos. Libere perdão prontamente e siga em frente com novas amizades que o Senhor te dará. Mantenha apenas aquelas que passarem pela prova de fogo tanto do choro como do riso. Aqueles que te sustentaram nas horas difíceis, mas que também se alegraram com a sua promoção no Reino e nas recompensas que o Senhor promete também para essa vida.

3- CUIDADO COM AS CRÍTICAS
“Quem teme o homem cai em armadilhas,mas quem confia no Senhor está seguro” Provérbios 29:25

A opinião das pessoas não pode ser mais importante para você do que a de Deus. Cuide para que as críticas não lhe façam cair em um buraco e paralisem você. Esteja seguro de que o Senhor está se agradando do seu modo de viver e de agir e realize o ministério fielmente, com os detalhes que Ele colocar em seu coração. Não mude seu modo de ser para agradar as pessoas. Seja autêntico, mas acima de tudo, agrade a Deus. Se Ele moldar você para mudanças, ceda sempre. Mas não deixe de entregar o Recado de Deus a esse mundo do modo como Ele pede que você faça.

4- CUIDADO COM OS ELOGIOS
“O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o ser humano são os elogios que recebe.” Provérbios 27:21

As críticas sempre existirão. Posicione-se sobre qualquer assunto e alguém estará pronto para criticar. Ainda que doa ser rejeitado, essa dor pode fazer bem e te ajudar a permanecer humilde e não pensar além do que é saudável sobre si mesmo.
Tenha mais cuidado é com o veneno dos elogios. A grande prova de fogo está em permanecer humilde quando muitos te inflam com louvores. Dê um pouco de sucesso a alguém e logo se verá de que realmente esse coração é feito.

5- CUIDADO COM OS SEDUTORES
“Filho meu, se pessoas perversas tentarem seduzir-te, não o permitas!”
Provérbios 1:10

Aparecerão pessoas para fazer você se desviar do caminho com palavras sedutoras. Geralmente elas te insuflam com elogios que despertam indignação em você como se fosse menosprezado diante de tanto talento e potencial. Esses o levam a pensar mais de si mesmo do que o que convém. Suas propostas têm aparência de piedade, mas não têm motivação ministerial. Geralmente o alvo dos sedutores é financeiro, valorizando fama e posição. Muitas vezes eles querem pegar carona em seu sucesso e na verdade não se importam nem com você nem com o Reino. Eles procuram quebrar as estruturas de amor e lealdade que você tinha para explorar você. Farão isso mesmo que signifique passar por cima de outros que o Senhor tinha colocado ao seu lado.

6- CUIDADO COM O CORAÇÃO
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”
Provérbios 4.23

Depois de lutas, decepções, desgastes e muito cansaço, você será tentado a corromper o coração. O inimigo que levá-lo a realizar o ministério da forma como muitos outros fazem – “são nuvem sem água”, “palavra sem poder”, “entretenimento aos homens ao invés de adoração a Deus”, “auto promoção ao invés de serviço a Deus e ao próximo”.
Cuidado. É melhor perder pessoas, perder “oportunidades”, mas não perder o seu coração.
Guarde a motivação inicial que levou você a escolher ser um ministro e não um cantor ou músico qualquer. Se você preservar seu coração o que fluirá da sua fonte será limpo. Senão, a fonte será corrompida. Os homens podem até gostar de sua música e palavras, mas naquele Dia você ouvirá: “Aparte-se de Mim, você que pratica o mal; Eu não o conheço”.

7- CUIDADO COM A SUA FAMÍLIA
“O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor.
Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher” I Coríntios 7:32,33

Se você se casou sua prioridade é a família e não o ministério. Não permita que servir fora de casa prejudique o projeto mais importante de Deus para você. O mundo sempre terá necessidades e desafios. Por mais urgente que seja uma situação, lembre-se que a sua família é seu ministério mais importante. Se for necessário pare tudo antes que seja tarde demais. Zele pelo seu matrimônio e pelos seus filhos mais do que pela carreira ministerial. Uma família saudável ministra mais alto do que sermões ou canções bonitas. Nenhum sucesso fora de casa compensa o fracasso da família. Dedique tempo e qualidade de tempo às pessoas mais importantes que Deus colocou em sua vida. Não se esqueça de honrar seus pais, e de buscar viver em paz com seus irmãos, cunhados, e outros parentes.

8- CUIDADO COM AS ESTAÇÕES DA VIDA
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1

As coisas essenciais da vida não devem ser mudadas, como cônjuge, por exemplo. Mas há outras que passam de acordo com a estação da vida. Há amigos de escola que não vemos mais. Há atividades esportivas que não praticamos mais. Há comidas que um dia foram nossas preferidas, mas que hoje não nos fazem bem. No ministério também é assim. Aceite o fato de que à medida em que o tempo passa os planos de Deus podem ser diferentes do que você está acostumado a viver. O Senhor pode levar você a experiências novas, lugares novos, pessoas novas com quem servi-Lo. Tudo pode mudar, e até você muda. Que sua fé em Deus e seu amor por Ele permaneçam inabaláveis enquanto o que precisa ser abalado desmorona para que o novo de Deus seja erguido em sua vida.

Shalom!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s