VOCÊ É PARANÓICO?

Cada vez mais me dou conta de que o mundo está cheio de pessoas paranóicas. Chego a parafrasear o pensamento: “De médico e de paranóico, toda gente tem um pouco“. :) 

imageSegundo o Wikipedia, a Paranóia se refere a um sentimento de desconfiança persistente, excessivo e mal fundamentado. 

Não é preciso ir muito longe para detectarmos esses sintomas.  Basta observarmos o que as pessoas expõem nas suas redes sociais. Há pessoas que não mudam o disco, não viram a página, não seguem suas vidas com liberdade e sem medo de serem felizes. Elas ficam presas nas dores e nas decepções sofridas, fazendo questão de que todos saibam dos seus lamentos. Repetem as indiretas vezes sem conta àqueles que provavelmente nunca chegarão a lê-las. Alguns o fazem para gerar culpa nos que agiram com injustiça.

Outros estão sempre se justificando pelos atos cometidos ou não. Há alguns que para serem ainda mais notados, chegam a avisar que vão excluir alguns amigos da sua rede.  E aqueles que são paranóicos com o peso e só falam em dietas, exercícios fisicos, lutas contra a balança, etc? 

Pois é, será que em cada um de nós não há vestígios de paranoia? Tudo o que fazemos em excesso, sem equilíbrio, sem dúvida, pode vir a tornar-se uma obsessão, e a obsessão é um dos lados terríveis da paranóia.

Outros exemplos: o perfeccionismo sem equilíbrio, a obsessão por limpezas, a mania de perseguição, o sentimento de vítima, o hipocondrismo, o medo de desagradar, o trabalho em excesso, o desejo desenfreado pelo ter, etc. 

Bem, seja qual for o problema, o nosso Deus pode nos ajudar e nos libertar de tudo o que nos prende. Ele nos chamou para sermos livres e, sendo livres, vamos libertar os outros. 

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres“. (‭João‬ ‭8‬:‭36‬)

Shalom!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s