NÃO OLHE PARA OS VENTOS E NEM PARA AS NUVENS!

“Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra…
Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.

Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas” (Eclesiastes 11:1-2; 4-6)

Exercer a FÉ numa época de paz e de fartura é muito mais fácil do que exercê-la dia a dia, numa época em que o mundo inteiro se encontra em CRISE; mas é exatamente em momentos assim, que Deus deseja que nossa fé seja algo “naturalmente sobrenatural”, ou seja, precisamos viver naturalmente crendo que aquilo que não vemos vai acontecer e aquilo que esperamos é tão real quanto o ar que respiramos, afinal, “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a certeza das coisas que não vemos” (Hb 11.1)

O texto de Eclesiastes 11 é onde Deus tem falado muito ao meu coração ultimamente e que tem me desafiado a colocar a minha fé em prática, a fim de que tudo o que existe no “Reino do Espírito” possa se materializar na minha vida, família e ministério.  Ele me desafia a:

1. SEMEAR POR FÉ: Tenho duas opções: ou lançar o meu pão sobre as águas ou comer a semente. Se eu comê-la, ela só me servirá uma vez, mas se decidir semeá-la, ela será de provisão para mim e para outros por muitos e muitos anos. Jesus é o Manancial de Águas vivas, e preciso lançar minha fé sobre Ele, pois a semente só frutifica nas Suas mãos. Na 1ª multiplicação dos pães, havia ali um menino com uma sementinha (seus 5 pães e 2 peixinhos), mas se aquele menino tivesse comido aquela semente, aquele lanche, somente ele teria recebido daquela provisão, uma única vez; mas ele decidiu entregar nas mãos de Jesus, e uma multidão de quase 15.000 pessoas foram alimentadas e ainda sobrou provisão para outros dias e para outras pessoas. Ao lançarmos o nosso pão sobre as águas, o encontraremos novamente. Faça isso, pela fé!

2. REPARTIR GENEROSAMENTE MESMO EM TEMPOS DE CRISE: O texto diz que devemos repartir a nossa semente com 7 e ainda com 8. Se em tempos difíceis guardamos tudo para nós, temerosos pelo futuro, Deus não vai ter “obra prima” para operar o milagre em nossa vida e essa “obra prima” chamarei de generosidade e liberalidade. Não guarde a provisão para você, mas faça como a Igreja Primitiva, não tenha nada como seu, mas de Deus, e você como mordomo, precisa abençoar a outros também.
Jesus disse que o segredo da prosperidade é dar, repartir. Ele disse: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (At 20.35c) e ainda: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lc 6.38).

3. QUEM OLHA PARA AS CIRCUNTÂNCIAS NUNCA VAI SEMEAR E NEM COLHER NADA: Se semearmos somente quando os ventos e as nuvens forem favoráveis, nunca vamos colher, pois semear é um ato de fé e é a fé que honra a Deus e, consequentemente, é honrada por Ele.
Se neste tempo de crise, deixarmos de trabalhar na terra da nossa vida, de dependermos de Deus e deixarmos de lançar as sementes, mostrando que não cremos na Palavra do Senhor, nossa terra não vai produzir nada além de espinhos e ervas daninhas. Mas se colocarmos a nossa fé no Jeová Jiré, o Deus que provê todas as coisas, e que supre todas as nossas necessidades, vamos fazer como Isaque, vamos semear numa terra seca e vamos colher 100 vezes mais, porque estaremos fazendo isso sobre a Palavra do Senhor que é Fiel!

4. VALORIZE E ABENÇOE CADA SEMENTE LANÇADA: Alguma semente há de prosperar, e como não sabemos qual delas frutificará, precisamos valorizar e orar por cada uma semente que é lançada, seja no evangelismo, seja num relacionamento, seja financeiramente, etc…

Shalom!

Anúncios

14 thoughts on “NÃO OLHE PARA OS VENTOS E NEM PARA AS NUVENS!

  1. Seu blog me edifica muito. Todas as palavras que você escreve parece que vem mesmo do trono da graça de Deus para a minha vida.

  2. Amém Pra!Palavra abençoada, resposta a minhas incertezas e desânimo neste tempo de dificuldades!Deus te abençoe!beijos!

  3. Pr.Cindi, eu precisava muito de ler essa palavra hoje. Como Deus falou comigo, pois estou vivendo tempos difíceis e preciso tomar posse para a glória de DEus.

  4. Salomão sabia do que estava a falar porque aprendeu com a própria vida que tudo era passageiro e o que restaria era apenas a fé e o temor do Senhor. Seu blog é show!

  5. Muito bom, amei essa palavra; aliás, dá para não gostar? até batendo você fala sempre de um jeito que é fácil de ler e tentar praticar 🙂 🙂 🙂

  6. Amo de+ esse texto aí de Eclesiaste 11. Tremenda meditação e as aplicações tiradas dele.
    Gosto muito do seu blog, é nota 10 !!

  7. Pastora Cindi, muito me alegro ao ler o seu blog e poder se impactada pelas palavras que você escreve. Quero muito comprar o seu segundo livro, pois o primeiro, posso dizer que foi um marco em minha vida.
    Me diz como posso fazer.
    Um grande abraço de todos nós da família Silva.

  8. Ê Pastora Cindi, minha amada e eterna pastora, você não muda mesmo, sempre dizendo a verdade e encorajando seja pela exortação seja pelo encorajamento. Glória a Deus louvo a Deus pela sua vida e do Pastor Eduardo. Vocês serão sempre referências para a minha caminhada.
    Um grande abração amados!

  9. Eu realmente precisava dessa palavra hoje. Levantei cedo para o trabalho e passei por aqui e posso dizer que estou saindo renovada e pronta para mais um dia. Obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s