“NÃO ROGO SOMENTE POR ESTES…”

Tenho tido tantas actividades nestes últimos dias, que quase não tenho conseguido parar para actualizar meu blog e continuar minha meditação pelo Evangelho de João, mas hoje, dei um jeitinho de me disciplinar e vir aqui para compartilhar um pouco do que tem sido estudar este maravilhoso livro, escrito por João, o discípulo amado.

 No capítulo 16, Jesus continua a dar algumas instruções aos Seus discípulos, especialmente sobre a vinda do Espírito Santo.

 No capítulo 17, pouco antes de ser entregue por Judas, ele faz uma tremenda oração pelos seus primeiros discípulos e também por nós, seus futuros discípulos.

“E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim” (Jo 17.11-20)

 É tremendo ver como existem orações que continuam a ser respondidas mesmo depois de anos e anos, gerações e gerações, como esta oração aqui de Jesus. Muitos dos avivamentos que têm hoje acontecido em muitas partes do mundo, são orações de guerreiros de oração que morreram clamando pela terra, e até hoje, suas orações têm sido respondidas pelo Senhor. Muitos estão hoje colhendo o que foi semeado com lágrimas pelas nações.

Essa oração pode ser dividida em três partes:

  • Na primeira, Jesus ora por si mesmo (v. 1-8)
  • Na segunda, por seus discípulos  (v. 9-19)
  • Na terceira, pelos futuros crentes, o que nos inclui (v. 20-26).

 Jesus sempre olhava para a frente. Nunca se permitia olhar somente o presente. Ele é um Deus que investe a curto, a médio e a longo prazo, aleluia!  Certa vez, Jesus disse para os Seus discípulos: “Vocês colherão no lugar onde outros já plantaram antes” (Jo 4.38)

Então, Jesus ora não apenas por estes doze discípulos que andavam com Ele no momento, mas também orava por aqueles que ainda iam crer nEle, no futuro.

 João 17 é um dos capítulos que mais me toca em toda a Bíblia. Nele posso ver tanto amor de Deus; tanto investimento e iniciativa dEle em vir até nós. Vejo também como Ele se santificou e se sacrificou por cada um de nós. Posso encontrar tanta coisa neste texto, mas quero ressaltar apenas 3 coisas interessante que me vieram ao coração ao meditar neste texto:

 1. O SONHO DE DEUS NÃO É SÓ O NÚMERO DE PESSOAS QUE VEMOS EM NOSSA IGREJA LOCAL: Deus também se importa com números. Na Bíblia tem um livro com o nome de Números – Se não fosse importante, o nome deste livro seria outro. Deus muitas vezes mandava enumerar o povo. Ele sabia o número da multidão que estava em Nínive: mais de 120.000 homens.

 Outro dia, estive numa praia e estava a mexer na areia e a meditar na tremenda promessa que Deus deu a Abraão: “Uma descendência tão numerosa como a areia da praia” – uma descendência física. Judeus, árabes e cristãos em toda a terra descendem dele. E “Uma descendência tão numerosa como as estrelas do céu” – uma descendência espiritual” – Qualquer pessoa, em qualquer nação, pode ser chamada de “filho de Abraão”, desde que esta pessoa confesse a Cristo como Senhor da sua vida.

Abraão recebeu a promessa mas não ficou parado, ele teve que se mover. Ele teve que sair da sua terra, da sua zona de conforto e da sua tenda, várias vezes… Ele teve que fazer a sua parte para ver os sonhos de Deus se tornando realidade, para ser “Pai de Multidões”!

Sim, Deus sonha com as multidões! Como disse o Pr. Abe Uber, do Modelo de Discipulado Apostólico (o modelo que usamos em Portugal), “Deus sonha com multidões, porque cada pessoa na multidão é um crente que vai para o céu”.

 É aconchegante estar num ambiente menor, na nossa zona de conforto, porque:

  • Significa menos problemas.
  • Significa mais comunhão com mais pessoas.
  • Significa que os pastores sofrerão menos.

 Mas…

 Se a gente se acomodar, vamos levar poucos conosco para a eternidade e isto causará tristeza ao coração de Deus, que “não deseja que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (I Tm 2.4).

Você tem medo de trabalho? Você tem medo de amar, de se sacrificar? Você tem medo de obedecer a Deus? Se respondeu que tem, deixe seu comentário porque quero orar por você. Vou orar por você hoje, para que aprenda a amar mais a Deus e que o amor dEle seja derramado sobre a sua vida, porque “O verdadeiro amor lança fora todo o medo”! (I Jo 4.18)

 2.       UMA SÓ VIDA PODE FAZER GRANDE DIFERENÇAComo eu já disse, Deus se importa com as multidões, mas também com uma só vida. Uma só pessoa para Deus é mais importante que o mundo todo.

Deus valoriza tanto uma só pessoa, que ficou 40 dias e 40 noites com Moisés no deserto. Outros casos na Bíblia:

  • Jericó – Raabe e Salmon (Pais de Boaz)
  • Juízes – Rute e Boaz (Pais de Obede)
  • Obede pai de Jessé
  • Jessé pai de David
  • Jesus, descendente de David!

Então:

  • Dedique-se a uma só pessoa.
  • Relacione-se com ela.
  • Convide-a para a célula.
  • Conduza-a a Cristo.

Encorajo você a assistir o filme  “A LISTA DE SCHINDLER”,  e você verá o valor que tem uma só pessoa.

 Saiba que você é o melhor de Deus. Deus quer lhe usar para mudar o curso da vida de alguém. Pense na pessoa que Deus usou para trazer você até Ele. Eu serei eternamente grata à minha bisavó Ana, que recebeu a Cristo e foi trazendo toda a nossa família para Jesus. Com apenas 10 anos de idade entreguei meu coração e toda a minha vida ao senhorio de Cristo, mas foi através de uma só pessoa que hoje eu posso estar alcançando muitas outras vidas para Jesus!

 3.       O PRIVILÉGIO DE ANUNCIAR A PALAVRA É NOSSO“Não rogo somente por estes, mas por aqueles que pela SUA palavra hão de crer em mim” (Jo 17.20).

 Palavra de quem? “Sua palavra”: está claro que Jesus se referia à palavra dos discípulos.

 É pela nossa palavra que o mundo vai conhecer a Cristo. É pela nossa palavra que os nossos vizinhos serão alcançados.

 “O mundo aguarda com expectativas a manifestação dos filhos de Deus (Rm 8.19)  MANIFESTE-SE IGREJA!!

 Jesus disse que Na Porta larga,  muitos são os que entram por ela. Na porta estreita, poucos há que a encontram” (Mt 7.14). Porque Jesus falou isso,  “Poucos a encontram”? Porque somos nós, Seus filhos, que Ele quer usar, para levar os perdidos a encontrarem A Porta, que é Jesus. 

 Lembra do que disse Paulo: ”Como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.14)

 Você diz: “Mas como vou me manifestar ao mundo? Sou tímido. Não sei falar”, então, você precisa ser cheio do Espírito Santo e depender dEle a cada dia. Ele vai colocar as palavras certas, na hora certa na sua boca.

 O Anjo Gabriel disse para Maria: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra (Lc 1.35).  O poder de Deus veio, envolveu Maria e foi gerado nela o maior sonho de Deus.

 O Espírito Santo quer envolver você para que Ele comece a gerar em você, os Seus sonhos para esta geração. Realmente,  Jesus não orou somente por aqueles 12 discípulos, mas por todos nós, e por todos aqueles que ainda não encontraram O Caminho.

 Shalom!

About these ads

7 pensamentos em ““NÃO ROGO SOMENTE POR ESTES…”

  1. Como pode alguém ainda deixar de amar e de se santificar por um Deus assim? É impossível conhecer a essência de Deus e continuar tendo prazer no pecado.

  2. Esta oração de Jesus também toca muito o meu coração, pois ele expoe todo o seu coração neste clamor sincero e profundo.
    Não há dúvidas pastora Cindi que esta oração continua a ser respondida em nossos dias.
    Um abraço.

  3. Amei o que escreveu sobre a porta, pois somos nós que temos que levar os perdidos a encontrarem esta porta que é Jesus. Jesus disse que devemos forçar as pessoas a entrarem no reino.
    Seu blog é muito bom Pra. Cindi.
    Bjs.

  4. Ele ainda continua intercedendo para que a sua igreja seja unida assim como Ele e o Pai são um.
    Muito bom Pra. Cindi. Deus te abençoe amada.

  5. Muito edificante saber que uma alma vale muito para Deus. Isso significa que eu tenho um grande valor. Jesus orou por mim há dois mil anos atrás. Muito empolgante saber disso…
    Shalom para ti também………….

  6. Pastora, eu e minha mãe somos “cadeiras cativas” no seu blog. Muito bons os estudos e meditações.
    Um beijão de toda a nossa familia.

  7. Também acho que não tem oração mais linda e profunda do que essa. Como alguém poderia orar de forma tão intensa, sendo que sua morte estava ha poucas horas dali? É por isso que quanto mais conheço sobre Jesus, mais o amo, porque Ele realmente me amou primeiro.
    Deus te abençoe Cindi, muitas vezes mais do que imaginas ou sonhas.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s